terça-feira, 15 de junho de 2010

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO JUNTO AO TERCEIRO SETOR

INTRODUÇÃO
Este trabalho vem abordar sobre o Pedagogo junto ao terceiro setor. Este profissional exerce suas atividades profissionais em espaços não escolares, o que implica: pensar nas políticas educacionais no Brasil, na responsabilidade de um comprometimento com a qualidade social voltada para a cidadania e para a inclusão.
Buscando a compreensão de sua capacidade profissional e o desenvolvimento de competências, aumentando suas áreas de atuação. Apresenta-se neste estudo o perfil do pedagogo capaz de integrar a dimensão teórica a uma preocupação com a prática cotidiana do fazer institucional, bem como de garantir a articulação entre as abordagens da gestão do trabalho administrativo, pedagógico e comunitário.
Desta maneira, evitando-se a fragmentação deste estudo temos uma grande variedade de opções, uma delas vem a ser as Organizações Não Governamentais (ONGs). O educador percebe que mudança pedagógica não é apenas promover a auto-aprendizagem de seu aluno fora da sala de aula, mas também ele próprio vivenciar novas experiências e caminhar para novas descobertas de suas habilidades e competências fora da abrangência escolar. Passando a buscar novas propostas pedagógicas, ampliando a dimensão pessoal e social do conceito de educador.

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO JUNTO AO TERCEIRO SETOR
De acordo do as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia aprovado em dezembro de 2005, destaca que a educação do Pedagogo deve propiciar estudos de campos do conhecimento , tais como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o lingüístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural, para nortear a observação, análise, execução e avaliação do ato docente e de suas repercussões ou não em aprendizagens, bem como orientar práticas de gestão de processos educativos escolares e não escolares, além da organização, funcionamento e avaliação de sistemas e de estabelecimento de ensino.
Em relação à atuação do pedagogo em espaços não escolares, o mesmo documento ressalta que o perfil do graduado em Pedagogia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso. Desta maneira, os educadores estarão envolvidos e comprometidos com o auto desenvolvimento e a qualidade social, principalmente, com o desenvolvimento da qualidade de vida da comunidade onde residem e prestam seus serviços. Mestres que, motivados em contribuir com suas visões e ações nos ambientes educacionais, demonstram vontade de aprender a aprender, aprender a ser, a fazer, a viver juntos (DELORS, 1998) e flexibilidade para mudar e fazer a diferença no mundo.
Assim, a otimização no processo de formação do educador, para o mundo globalizado, implica em conquista da autonomia para a construção do próprio caminho na nova trajetória, o que exige atitudes ou posturas pró-ativas, organizadas, éticas, positivas, flexíveis, bem como iniciativas educacionais que valorizem a diversidade; e em participação efetiva nos relacionamentos interpessoais não só em espaços escolares, como também em espaços não escolares.
Este profissional possui um novo perfil de trabalho, com um nível de qualificação cada vez maior. Esses atributos parecem enfatizar aptidões cognitivas e conhecimentos teóricos. A valorização recai sobre o raciocínio, capacidade de aprender, capacidade de resolução de problemas e capacidade de tomada de decisão, entre outras, desconsiderando tudo o que leve a tarefas fragmentadas e repetitivas.
O conceito de Terceiro Setor é muito abrangente e difuso, o antropólogo Rubem César Fernandes, define o Terceiro Setor como "composto de organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária, num âmbito não governamental, dando continuidade às práticas tradicionais da caridade, da filantropia, do mecenato e expandindo o seu sentido para outros domínios, graças, sobretudo, á incorporação do conceito de cidadania e de suas múltiplas manifestações na sociedade civil."(Abong 2000, p.50-51).
Os principais personagens do Terceiro Setor são as Fundações, ONGs e Empresas com responsabilidade social. As Fundações são instituições que financiam o Terceiro Setor, através de doações às entidades beneficentes. Temos também as fundações mistas que doam para terceiros e também possuem projetos próprios. Ainda há um número muito pequeno de fundações no Brasil e algumas delas tem pouca atuação social. Um quadro muito tímido perto do que acontece no Estados Unidos, onde existem 40.000 (quarenta mil) Fundações, sendo que a décima colocada possui um patrimônio de 10 bilhões de dólares e a nossa maior Fundação tem um patrimônio de 1 bilhão.
O pedagogo atua na coordenação de projetos de natureza educativa nas áreas da saúde, meio ambiente, promoção social, lazer, recreação e outros. Sendo capaz de atuar em diversos âmbitos educativos e de responder às diversas demandas e exigências de uma sociedade mais complexa. Precisa estar preparado para enfrentar, com criatividade e competência, os problemas do cotidiano, ser flexível, tolerante, e atento às questões decorrentes da diversidade cultural que caracteriza nossa sociedade. Este tem a capacidade de compreender a educação como fenômeno cultural, social e psíquico, complexo e capaz.

EXEMPLO
Caso de sucesso

Aliança pela Infância
A Aliança pela Infância tem por finalidade básica divulgar os problemas que afligem a infância, pesquisar suas causas e promover soluções.
Iniciou suas atividades na Europa e nos Estados Unidos no início de 1999 com reuniões de educadores, médicos, assistentes sociais, pesquisadores e pais envolvidos com a questão da infância. No Brasil, ela começou as suas atividades em 2001.
Sua missão é: "Criar o consenso de que uma infância sadia é uma necessidade básica da condição humana, protegendo assim os valores da humanidade. Incentivar a cooperação entre pais e profissionais de diferentes áreas, direta ou indiretamente envolvidos com crianças."
FOCOS DE ATENÇÃO
A Aliança é um elo de consciência e de estímulo a ações referentes a:
• Infância com suas necessidades especificas, respeitando o tempo da criança e seus ciclos de desenvolvimento
• Brincar e sua importância
• Conscientização a respeito dos males da aceleração do desenvolvimento
• Espaços físicos em sintonia com a infância
• Gestação, amamentação e alimentação
• Meios de comunicação e seu impacto na infância
• Saúde, prevenção de doenças da civilização
• Discriminação, pobreza, abuso e negligencia
OBJETIVOS
1. Conscientizar para que tudo em volta da criança – incluindo educação, alimentação, atendimento médico – respeite a infância no seu mais profundo ser, ou seja, a sua natureza solar.
2. Incentivar e mostrar ações estimulantes nesse sentido.
3. Redescobrir nossa criança interior.
4. Estimular ações políticas relativas à uma infância digna.
PROJETOS E AÇÕES
Visam criar uma consciência ativa participando de ações e palestras atingindo certos temas tais como:
• A criança com infância – reflexões para educadores
• Brincar – a atividade mais seria da criança.
• A criança na escola pública – um tesouro a descobrir
• Reencantar o mundo – revitalizando espaços públicos.
• Leite materno – dádiva divina
• Contar historia – alimento vital para a alma
• Vamos juntar as forças: pais, educadores, médicos e terapeutas, arquitetos, jornalistas, nutricionistas, políticos, adolescentes e demais amigos da criança
• Elaboração do Manual da Aliança e outras publicações.

Considerações Finais
Conclui-se que, o pedagogo tem uma grande abertura de oportunidades para com as diversas áreas sociais, tendo como parâmetro neste trabalho as ONGs.
O pedagogo é um profissional que visa trabalhar com diversas possibilidades de estratégias, bem como elaborar e coordenar projetos voltado à educação, saúde, e o meio ambiente; como também o próprio meio social, lazer, recreação, entre outros.
Contudo é necessário que o mesmo esteja preparado para enfrentar com seriedade e competência os diversos contextos desta sociedade complexa. Partindo do pressuposto que este profissional seja criativo, flexível, tolerante as questões envolvidas durante todo o processo.
Desta maneira, o profissional do terceiro setor, terá a responsabilidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e humana através das atividades sócio educativas; visando uma melhor qualidade de vida e o pleno desenvolvimento e exercício da cidadania.

Bibliografia
http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100040&script=sci_arttext http://www.wooz.org.br/setor3monografia6.htm
http://sab.org.br/terc-setor/alianca.htm
http://sab.org.br/terc-setor/

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